sábado, 2 de maio de 2009

Noite afegã


Desde o final do ano passado, a ESPP está promovendo o Good Governance Afghanistan Program. Nele, 14 estudantes afegãos recebem alguns cursos preparatórios para inicar o MPP em outubro de 2009. Após a conclusão, em 2011, os participantes estarão prontos para retornar ao Afeganistão, servindo como liderança na reconstrução do país (clique aqui para saber mais sobre o programa).
As aulas preparatórias incluem cursos de Inglês e Alemão. Mas a maioria dos afegãos já falava Inglês fluente antes de chegar. Alguns destes afegãos já estão tendo cursos junto com a turma de 2008 do MPP.

Nesta última terça-feira, eles organizaram a "noite afegã". Primeiro, eles fizeram uma apresentação sobre o país. Falaram que o Afeganistão é um país de muitas etnias e muitos idiomas, que já foi disputado por diversos impérios no passado, que desde 1919 é um país independente. Mostraram uma foto de Cabul nos anos 60, quando parecia ser uma boa cidade, algumas fotos de Cabul destruída atualmente pelos muitos anos de guerra, e algumas fotos da reconstrução. Eles também destacaram algumas imagens das pessoas levando a vida normal. A maioria da população vive de agricultura. Outro destaque do Afeganistão são suas belas paisagens, típicas de um país montanhoso.
A parte seguinte do evento foi a da comida. Aí não tem muitas diferenças com o resto do Oriente Médio: teve pão mais ou menos parecido com o dos países próximos, arroz com passas, frango.
Os estudantes afegãos estavam com seus trajes considerados típicos: umas camisas e calças largas. Quando conversei com um deles posteriormente, ele disse que os trajes são uma mistura de Índia com países a Oeste, que a "tradição" do traje "típico" foi "criada" pelo governo independente de 1919.


2 comentários:

Danilo Brito Steckelberg disse...

Só uma errata: no último parágrafo, vc escreveu "conservei" em vez de "conversei". Fiquei um tempo sem entrar, mas aqui estou hehehe. Continua muito interessante. Abraços, primo!

Marcelo Brito disse...

Muito obrigado!
Já corrigi e também incluí a foto.