segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Exposição "Tuthankhamen"

Ontem fui à exposição "Tuthankhamen" aqui em Viena. Uma grande exposição. No começo, estátuas genéricas de faraós, deuses e esfinges; papiros e pedras com hieroglifos. Depois, os objetos achados na tumba do Tuthankhamen, em 1922. Tinha várias jóias, diversos objetos e uma grande estátua, assim como a descrição dos quatro cômodos. A tumba do Tuthankhamen foi a que mais resistiu ao saque de ladrões, porque este foi um faraó esquecido. Tuthankhamen faleceu com apenas 19 anos. Reinou no breve período monoteísta. Quando o politeísmo foi reintroduzido, os faraós seguintes fizeram questão de apagar sua memória. Sorte pra ele que os ladrões não tiveram conhecimento de sua existência.
Na maioria das vezes, as exposições de Egito antigo que chegam ao Brasil são pequenas. Mas se esta por acaso chegar, eu recomendo.

E por falar em Tuthankhamen, me lembrei desta música, que de tão ruim chega ser boa. Só eu me lembrei. Não teve nenhum audio no museu com isso não.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hahahahaha, até para o baixíssimo padrão Nightwish, essa música é muito dos infernos.