quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A arte de citar filmes



A principal motivação para um professor fazer paralelo entre o conteúdo da aula e o conteúdo de um filme deve ser a de facilitar o entendimento do conteúdo da aula. Pode haver outras motivações. Segundo Bubos no Paraíso de Brooks (2000), intelectuais gostam de fazer paralelos com filmes em palestras para mostrar que acompanham coisas comuns, e que portanto, não são muito diferentes das pessoas comuns. Mas a causa não é importante neste tópico. O importante é que o hábito de citar filmes existe. Ainda bem. Torna as aulas mais ricas.
Acredito que o filme mais citado em aulas é o Tempos Modernos. Aula de Geografia no colegial, o filme era comentado, aula de Economia do Trabalho na Graduação, também.
Na semana passada, tive a aula introdutória de Teoria dos Jogos. Para mim, seria óbvio que a professora iria falar alguma coisa do Mente Brilhante. Que nada. O Russel Crowe ficou chupando dedo. Para falar de interação de estratégias de agentes, baseadas nas estratégias dos outros agentes, a professora mostrou uma cena do filme The Princess Bride, em que o bandido tinha que escolher o cálice de vinho que não estava envenenado. Não vou entrar em detalhes. Quem viu o filme sabe do que estou falando.
The Princess Bride é um filme infantil dos anos 80 que atualmente figura a Sessão da Tarde. Tem pirata, princesa, luta de espadas, tudo que se pode imaginar. O estranho é que esta minha professora já era adulta nos anos 80.

3 comentários:

Unknown disse...

E como eu disse, isso provou que ela é muito mais legal que a média. Citar The Princess Bride em uma aula séria é muito mais divertido do que citar Uma Mente Brilhante ;)

Question: é anos 80 mesmo ou comecinho dos anos 90?

Marcelo Brito disse...

Segundo o IMDB, é de 1987.

Danilo Brito Steckelberg disse...

Adorei o final.

"O estranho é que ela já era adulta nos anos 80."

PS.: concordo com o que a Carol disse. Filmes inesperados tornam a aula mais divertido do que os clichês.