quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A comida que não vai pro estômago

Em qualquer lugar do mundo, deve-se evitar ao máximo desperdiçar comida. Mas ouve-se dizer muito que na Alemanha, o cuidado deve ser redobrado. O país teria tolerância zero contra alimentos jogados no lixo devido à experiência de duas guerras mundiais.
Muitos hábitos e mentalidades que distinguem os alemães, alguns deles até negativos, estão sendo flexibilizados pelas novas gerações. Infelizmente esta positiva mentalidade da aversão ao desperdício está aos poucos sendo relaxada. Na saída do refeitório, onde tem a esteira de deixar os pratos utilizados, vejo alguns (felizmente a minoria) pratos com restos de comida. Existe até um aviso na parede pedindo pra evitar isso, "bitte, keine Speisereste". Se o aviso existe, é porque existe gente que não cumpre.
É óbvio que pior do que jogar comida fora é passar mal por ter comido mais do que o estômago agüenta. Mas isto é possível evitar no Mensa. Se estiver sem fome, o que se deve fazer é simplesmente servir-se na mesa de massas ou saladas, com quantidades pequenas, ao invés de pegar um prato feito.
O importante pra mim é fazer minha parte, independentemente do lugar do mundo onde estou. Nunca ter olho maior que a barriga.

Nenhum comentário: