quinta-feira, 25 de junho de 2009

Os orçamentos de cada cidade

Há sinais de que a diferença do nível de renda entre Leste e Oeste da Alemanha é tão grande quanto a diferença do nível de renda entre o Sudeste do Brasil e o Leste da Alemanha.
O orçamento anual de Campinas é de aproximadamente um bilhão de euros, o que equivale a 1000 euros por habitante. O orçamento anual de Erfurt é de aproximadamente 400 milhões de euros. Como a cidade tem 200 mil habitantes, isto equivale a 2000 euros por habitante. O orçamento anual de Colônia é de 4 bilhões de euros. Como a cidade tem um milhão de habitantes, isto equivale a 4000 euros por habitante.
Sabemos que tanto no Brasil, quanto na Alemanha, grande parte do orçamento das cidades não vem de impostos locais, e sim de transferências de níveis mais altos de governo. Como Campinas é uma cidade grande, localizada em um estado rico, é de se esperar que os campineiros paguem mais impostos não municipais que no fim são transferidos a municípios, do que recebam de transferências. Já Erfurt, que se localiza no Leste da Alemanha, mais pobre, recebe mais do que paga, visto que há um grande programa de transferência de renda.
Portanto é de se esperar que a renda per capita de Campinas seja maior do que a metade da renda per capita de Erfurt.

Nenhum comentário: