sábado, 24 de janeiro de 2009

E o Baader Meinhof Complex acabou sendo indicado

No dia 17 de outubro de 2008, eu escrevi uma resenha do filme Baader Meinhof Complex, pouco depois de tê-lo visto. Eu havia escrito que este seria o filme indicado pela Alemanha ao Oscar. E foi. Disse que não sabia se seria um dos cinco indicados. Acabou sendo. Disse também que seria pouco provável que ganhasse, caso fosse indicado. Sobre isso, não tenho mais opinião muito forte. Ainda acho que não vai ganhar. É um filme bom, mas não excepcional. Há pouco tempo, um filme alemão sobre história da Alemanha ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Foi o Das Leben der Anderen. Outro em tão pouco tempo seria redundante.
Mas quando foi lançado, o Baader Meinhof Complex gerou batante repercussão. O filme foi assunto de reportagem de capa da Spiegel, e o livro que deu origem ao filme (o roteiro é adaptado) ficou bastante tempo na lista dos mais vendidos.
É possível que o Baader Meinhof Complex entre em cartaz no Brasil depois de alguns meses. O público será pequeno mas não inexistente. Primeiro porque os que têm interesse na história da luta armada no Brasil tambem se interessariam na história de uma seita que seguia o manual do Mariguella. Segundo porque o caso Cesare Battisti pode ter aumentado o interesse na história do injustificável gangsterismo de extrema-esquerda no Primeiro Mundo nos anos 70.
Clique aqui para ver o trailer.

Nenhum comentário: