sábado, 24 de janeiro de 2009

90 anos de Bauhaus




Neste ano de 2009, completam-se 90 anos da fundação da Bauhaus. Por causa disso, haverá uma série de eventos em Erfurt e em Jena. Eu tinha visto no catálogo que hoje a Walter Gropius Schule em Erfurt estaria aberta. Fui ver. Nada muito especial. Apenas a escola estava aberta. Mas foi interessante conhecer a escola, que antes do catálogo, eu nem sabia que existia. Eu estou em Erfurt há mais de um ano, mas esta escola fica bem afastada do centro.
A Walter Gropius Schule é uma escola profissionalizante de design, seguindo o modelo da Bauhaus. A arquitetura do prédio segue a orientação da Bauhaus: retangular, moderna, totalmente funcional.
Para quem não conhece, a Bauhaus, fundada em Weimar no ano de 1919, foi uma escola de arquitetura e design que valorizou a simplicidade e a funcionalidade. A cadeira de ferrinho é um tipico produto da Bauhaus nos anos 20.


Um comentário:

Anônimo disse...

Hmmm... a cadeira de ferrinho - só que em verão branca ao invés de preta - ilustrada aí na foto, é mobília típica de uma casa de vidro lá em Ubatuba...