sábado, 29 de dezembro de 2007

Natal na Bota 5: Imola

Visitei a cidade e depois o autódromo, onde era disputado o GP de San Marino de Fórmula.
Na verdade, San Marino (que visitei depois) fica a quase 100 km de Imola, mas dava o nome à corrida, porque já existe o GP da Itália em Monza. O autódromo de Imola localiza-se no meio de um parque público. A área é tão grande que há um estádio de futebol circundado pela pista, e mais muitos metros quadrados de campo, com macieiras, parreiras, ciprestes e algumas casinhas típicas italianas. O último GP foi em 2006. Desde então, o autódromo está totalmente abandonado, cheio de pichações e cadeiras arrancadas do local. Não existe acesso à pista, todos os portões são trancados com cadeados. Mas é possível passar perto por quase todo o circuito, andando por fora do alambrado.
É óbvio que tive o interesse em passar perto da Curva Tamburello, onde ocorreu o acidente fatal de Ayrton Senna. Tragédias entram na memória coletiva da população. Americanos mais velhos lembram até hoje onde estavam quando Kennedy foi assassinado. Nós nos lembrados onde estávamos quando soubemos do assassinato do Toninho e dos ataques ao WTC. A diferença destas tragédias com a de Senna, é que esta tem muitas respostas em comum: vendo o acontecimento ao vivo pela televisão.
Não foi possível chegar perto do muro onde ocorreu a batida porque como disse, a pista é fechada. Era possível passear pelo autódromo apenas pelo lado de dentro do circuito (o estacionamento tinha um acesso que passava debaixo da pista de corrida, por isso se alcançava a parte de dentro). Mas foi possível ver mensagens e poemas em várias línguas que visitantes haviam deixado no alambrado do lado de dentro, ao qual os visitantes têm acesso. Perto do alambrado, uma estátua de um Senna com sua habitual pose triste, adquirida pelos demais brasileiros logo após sua morte. A inutilização do autódromo, e o consequente abandono o torna ainda mais sombrio. Fora meu pai e eu, era raro encontrar algum sinal de vida. O autódromo inteiro tinha uma aparência fúnebre.
No centro da cidade, há uma placa de protesto falando das perdas econômicas pra cidade devido ao desativamento do autódromo.
O castelo


A cidade

A reta de chegada, por onde Senna passou em primeiro em 1988, 1989 e 1991

Curva Tamburello. Muro onde ocorreu o acidente fatal de Ayrton Senna em Primeiro de Maio de 1994

Estátua

Homenagens




Cadeiras quebradas

Nenhum comentário: