sábado, 29 de dezembro de 2007

Natal na Bota 3: Parma e Reggio

Coloquei as duas cidades em um mesmo tópico porque uma se localiza próxima a outra, e ambas dividem o nome do queijo. Na Itália, o queijo parmesão se chama parmesano-reggiano. As duas cidades são muito bonitas. O problema é que eu pensava que seria fácil encontrar em cada esquina um restaurante para degustar o queijo parmesão e o presunto de parma. Mas não é bem assim. Apenas em Verona e Bardolino eu encontrei uma grande aglomeração de "ristorante", com densidade semelhante aqui em Erfurt ou mesmo Campinas e São Paulo. Em muitas cidades italianas, mesmo nas razoavelmente grandes, é preciso andar muito para achar um "ristorante". Em compensação, encontramos muitos açougues, peixarias e lojas de temperos frescos. Talvez, na Itália, as pessoas prefiram fazer comida em casa.
Os ristorantes são muito bons, mas caros. Quem deseja fazer o ciclo (quase) completo, paga por volta 8 euros de primo piatto, que normalmente se ocnstitui em uma massa que não mata a fome por si só, 10 euros de secundo piatto, que normalmente é uma carne, mais 2,50 de vinho. Ou seja, sem contar o antipasti ou a insalatta, uma pessoa já gasta mais que 20 euros em um restaurante normal, e não de luxo.
Agora, voltando a falar de Parma, era muito fácil encontrar lojas que vendiam o queijo e o presunto. Era muito legal ver aquelas pernas de porco penduradas. Tais lojas eram semelhantes com nossos conhecidos empórios. Compramos queijo parmesão de alta qualidade a 12 euros o quilo, bem mais barato do que se paga no Brasil.
Para mim, o queijo parmesão é o melhor tipo que existe. Como o do local deve ser o melhor parmesão do mundo, acredito ter comido o melhor queijo do mundo.








Fotos de Parma








Fotos de Reggio della Emiglia. Nesta última, estou comendo o queijo

Modena, um pouco depois destas cidades

Nenhum comentário: