segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O novo Landtag em Thüringen

Como eu havia dito em um post em junho, 2009 teve a coincidência de ter eleicoes em quatro níveis na Alemanha. Em junho, foram algumas municipais e a européia. Ontem teve três eleicoes estaduais: em Saarland, Sachsen e Thuringen (o meu estado).
No sábado eu tirei algumas fotos de cartazes em Erfurt. Os postes cheio deles. A festa da democracia deixou a cidade colorida.


Cartaz do FDP, com uma faixa sugerindo implicitamente o voto útil no CDU na eleicao distrital


Cartaz dos Verdes, com uma faixa sugerindo implicitamente o voto útil no SPD na eleicao distrital. Os Verdes e o FDP nao tem forca suficiente para ganhar eleicoes majoritárias, e portanto os próprios partidos sugerem votos nos partidos parceiros nas majoritárias e o voto dos próprios partidos somente nas proporcionais (Zweistimme)


De cima para baixo: os neonazistas sugerindo retorno dos imigrantes a seus países de origem, o CDU, com a foto do atual governador Dieter Althaus, e o SPD


Angela He-Merkel. Wir haben die Kraft quer dizer "nós temos a forca"


Poste cheio de cartazes



Mais cartazes


Traidor: candidato do SPD usa um Citroen 2 CV ao invés de usar um Volkswagen. Este candidato é alguns meses mais jovem do que eu. Estou ficando velho.


Os nanicos radicais: em cima, os neonazistas do NPD, no meio, os eco-radicais do Okologische Demokratisch Partei e embaixo, os extremistas de esquerda do Marxisistische-Leninistische Partei.


Hoje eu vi no jornal o resultado em Thuringen: o CDU obteve 30 cadeiras, o Linke 27, o SPD 18, o FDP 7 e os Verdes 6. Foi uma derrota acachapante para o CDU, do atual governados Dieter Althaus, que tinha 45 cadeiras antes e a maioria absoluta. Agora, nem mesmo o CDU e o FDP juntos têm maioria para formar uma coalizao de centro-direita.
Os três partidos de centro-esquerda e esquerda obtiveram maioria folgada, mas provavelmente nao vao fazer coalizao, porque mesmo eleitores do SPD e dos Verdes rejeitam o Linke, identificado com os ex-comunistas da ex-RDA. Provavelmente vai ser formada uma grande coalizao CDU-SPD (igual a no nível federal), e o atual governador permanecerá no cargo.
Os neonazistas bateram na trave, mas felizmente nao entraram no gol. Obtiveram 4,7% dos votos e por 0,3%, nao conseguiram formar bancada.

Achava-se que nas eleicoes nacionais de 27/09, o CDU e o FDP obteriam a maioria fácil, para formar uma coalizao de centro-direita. Os resultados das eleicoes estaduais mostraram que nao vai ser tao fácil assim.

6 comentários:

Bráulio Humberto disse...

Marcelo, beleza? Pesquisando um pouco na internet sobre mestrados na Alemanha achei o seu blog. Estou me programando para fazer mestrado em POlíticas Públicas/ Administração Pública. Pelo o que eu entendi, foi o mesmo que você fez ne?
Teria algum contato para eu tirar algumas dúvidas?
Abraço.

Marcelo Brito disse...

Pode perguntar. Talvez eu consiga responder.

Bráulio Humberto disse...

Então....você participou do processo seletivo do DAAD, do Programa de bolsas para cursos de "Master in Public Policy and Good Governance" (PPGG)(http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html)?

O programa é bacana porque te dá um bolsa mensal para estudar né...

Se sim, quais as dicas que você tem para o processo seletivo? Meu interesse é em Mestrado em Políticas Públicas mesmo.
Entao temos essas universidades: University of Passau; Hertie School of governance - Berlim; University of Erfurt.
Qual desses você indicaria? A priori, pesquisando sobre as universidades eu preferiria Passau como primeira opção, visto que é uma cidade pequena e não sei se estou disposto a enfrentar a loucura de Berlim...mas desses 3, num arquivo em PDF que resume o programa de cada universidade, Passau pede um bom conhecimento em Alemão, além do ingles afiado (ok, isto todas pedem)... e tipo...eu não sei nada de alemão! Será que realmente é necessário saber alemão, visto que as aulas são em ingles?
A medida que conversamos vou perguntando outras coisas.
Obrigado.

Marcelo Brito disse...

O programa da Hertie e o da Universidade de Erfurt são quase idênticos (ou pelo menos eram no tempo em que eu estava lá). Aí tem muito a ver com onde prefere morar. Para mim, se a intenção é estudar, é melhor Erfurt do que Berlim, para ter menos possibilidades de perder o foco. Mas isso depende de cada um.
Eu tive colegas chineses, russos e mexicanos que começaram a aprender Alemão na própria universidade, chegaram sem saber. O programa é em Inglês. Mas para o dia a dia em Erfurt, é melhor saber um Alemão básico. A cidade foi da antiga República Democrática Alemã. Tem muito idoso lá. Muita gente que não fala Inglês.

Bráulio Humberto disse...

Entendi...mas assim, lendo suas postagens percebi que você encontrou vários pontos negativos em estudar na Universidade de Erfurt, pois é uma universidade nova, professores não são constantes,criam as matérias de acordo com os professores que contratam, etc....você acha que ainda corre o risco de estar assim? Porque se for o caso acho que vou dar preferência para Berlim então... penso ser(pelo que pesquisei) uma faculdade mais bem estruturada (posso estar completamente enganado).
Quanto ao custo de vida, o que você me diz de Erfurt e Berlim? Quanto em média você gastava na época por mês? Você morava na própria universidade ou conseguiu um lugar privado?
Obrigado.

Marcelo Brito disse...

Me formei em 2009. Realmente não sei como está hoje.
Eu morava em um quarto, em um apartamento estudantil de cinco quartos, com banheiro e cozinha compartilhadas. Pagava aluguel de 180 euros por mês. Estimo que gastava 600 euros por mês. Berlim e Erfurt são cidades baratas. Mas eu estive lá no tempo em que o real estava em alta.