segunda-feira, 27 de julho de 2009

Acabou

Eu terminei o programa Master of Public Policy em 17 de julho. Neste mesmo dia, teve a cerimônia e a festa. Tudo muito bom, com discursos curtos, boa comida e boa conversa.

Já havia mencionado anteriormente que eu havia escrito uma tese sobre diferentes experiência de orçamento participativo na Alemanha, tendo como objetivo, propor mudanças no programa de Erfurt.
Estudei três cidades: Potsdam, Colônia e Hamburgo. Na primeira, participantes sugerem projetos através da Internet e de reunioes locais. Ao final, uma lista de 20 projetos é encaminhada para ser discutida na administração e na casa legislativa da cidade. Na segunda, os participantes discutem e priorizam 300 projetos em três temas pré-determinados para serem discutidos na administração e na casa legislativa. Na terceira, o programa foi mais ousado, porém, mais experimental e de menor participação. Em Hamburgo, não houve votaçoes, nem envio de lista de prioridades aos políticos. O que houve foi uma co-produção, em um forum on-line, de propostas para reduzir desperdícios, melhorar o gasto público na cidade e realizar investimentos que trazem retornos econômicos. Os participantes puderam elaborar documentos em wiki neste forum.

Um comentário:

CaroL disse...

Na sua opinião, qual destes modelos parece estar funcionando melhor e/ou tem mais chances de se tornar uma prática-exemplo para outras localidades?

Bjos