segunda-feira, 20 de abril de 2009

Novas regras ortográficas e gramaticais da Língua Alemã

Não é só o Português que mudou as regras recentemente. O Alemão também.
Entre as mudanças, estão a eliminação daquela letra estranha em algumas palavras, que foi substituída pelo ss. O B (não tenho a letra no meu teclado) sobreviveu apenas em palavras com vogal longa ou ditongo, como em drauBen. Depois de vogais curtas, só pode ter ss, como em Schloss. Bem que poderia ter sumido de vez com aquela letra estranha, para facilitar as coisas.
Outra mudança está relacionada às palavras de origem estrangeira. A partir de agora, elas também podem ser escritas de acordo com a pronúncia alemã. Ketchup, por exemplo, pode ser escrito Ketschup. Virou facultativo. Foi um semi Aldo Rebelo.
Junção de palavras agora não elimina mais letras das palavras originais. A combinação de Zoo com Orchester, por exemplo, não some mais com um o. Agora fica Zooorhester, com 3 o.
Verbos que eram compostos por substantivos passaram a ser separados. Andar de bicicleta virou Rad fahren, ao invés de radfahren.
Mais novas regras podem ser encontradas em http://www.neue-rechtschreibung.de.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Feliz Páscoa



Desejo antecipadamente uma ótima páscoa a todos os leitores do blog porque a Internet nao funciona em casa, e dependo do computador da universidade para atualizar o blog.
A figura é a do coelhindo, pintada por Albrecht Durer. Ela está exposta em Viena, e eu a vi quando estive por lá. Obras de Albrecht Durer estao em todo lugar. Além de Viena, eu vi Durer em Nuremberg (sua cidade natal) e Madrid.

Uma das tradicoes de Páscoa na Alemanha é esconder ovos pintados. Isto nao vem da Páscoa judaica, mas das antigas celebracoes pagas européias da transicao do inverno para a primavera.

Tapas, bocadillos, raciones, paella

A Espanha tem uma das melhores cozinhas do mundo. É boa e adaptável à alimentacao rápida e de rua. Entre as raciones, é possível comer callamaris fritos, presunto (jamon) ibérico, queijo (queso) manchego, patatas bravas (batatas assadas com molho picante) e chorizo cru ou frito (linguíca espanhola). Há sanduíches de presunto ou queijo, chamados de bocadillo. E o melhor de tudo é a paella, que pode ser de marisco, coelho, ou mista (a da foto é de marisco).
Em muitos lugares de Madrid há o Museo del Jamon, com várias pernas de porco penduradas. Lá é possível comprar vários tipos de presunto e de queijo, para comer na rua.
Acompanhando a comida, usualmente se bebe sangria ou cerveja. A cerveja é mais fraca e mais gelada do que a da Alemanha, e mais forte e menos gelada que a do Brasil.
De café da manha, o usual é comer churros e tomar café. Pede-se dois saquinhos de acucar: um para o churros, outro para o café.




Estadio Santiago Bernabeu

Os patriotas que me desculpem, mas o templo do futebol mundial nao é o Maracana, e sim o Santiago Bernabeu. Muito mais craques jogam no estádio de Madrid do que no do Rio de Janeiro.
Em qualquer dia que nao tem jogo, o estádio é aberto para visitas. O tour inclui o interior do estádio, o museu do Real Madrid, a sala de troféus, o vestiário e a sala de imprensa. No museu, há camisas antigas, fotos antigas etc. Na sala de troféus, os seis da Liga dos Campeoes recebem mais destaque que os três do Mundial. Há muitos e muitos troféus, devido ao longo histórico de glórias do clube.







Que la fuerza te acompane

Pensando ter visto tudo, no último dia, quando eu já estava quase a caminho do aeroporto, observando a parte moderna da cidade, com destaque para os prédios inclinados, eu me deparei perto deles com uma exposicao temporária do Star Wars. Como tinha um tempinho antes de pegar o vôo, decidi ver esta mostra. Tem naves, maquetes, bonecos e miniaturas utilizados nos filmes, além de storyboards originais.
É bom lembrar que nos filmes do Star Wars tem Guerra Civil, queda de uma República, ascencao do Mal ao poder. Nao há em Madrid exposicao que aborda essas coisas a nível local. Apenas esta, que fala sobre a Galáxia muito distante.



El Escorial

El Escorial se localiza a poucos quilômetros ao norte de Madrid. Lá, o rei Felipe II ergueu um grande monastério, localizado em uma montanha. Na parte baixa da montanha (quinta foto de cima para baixo), existe a casa do príncipe.
Como eu visitei El Escorial no Domingo de Ramos, eu vi uma procissao passando.










Toledo

Toledo se localiza 70 quilômetros ao sul de Madrid. É uma cidade de 70 mil habitantes. Existiam povoamentos na regiao desde o tempo dos romanos. Posteriormente, Toledo foi uma importante cidade da Espanha árabe. Houve tolerância religiosa por muito tempo, e por isso, Toledo teve igrejas, sinagogas e mesquitas. Depois da ocupacao crista, Toledo foi a residência da família real até o XVI, quando houve a decisao de transferir a capital para Madrid. Por isso, Toledo empobreceu, mas manteve sua história.
É uma cidade localizada em uma montanha. Há várias ruas estreitas e desordenadas. O centro histórico é uma cidade medieval que parece um labirinto. Foi difícil achar o Alcazar (quinta foto de baixo para cima), mesmo sendo ele muito grande.
Devido à sua história, há várias lojas de espadas, escudos e armaduras em Toledo. Nao comprei nenhuma porque acho que seria meio difícil transportar de volta no aviao.














Madrid: a Plaza Mayor

A Plaza Mayor é enorme e se localiza no centro de Madrid. Há bares e restaurantes com mesas externas nos quatro lados. No meio, há pessoas matando o tempo e artistas arrecadando moedas.



Visao geral


Arte com papel higiênico




A cabeca do meio é de um homem embaixo da mesa, as outras duas sao de mentira


Shrek

Madrid: os museus de arte

Por ser a Espanha um grande centro de producao de artes plásticas, Madrid tem três grandes museus de arte: o Museo del Prado, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia e o Museo Thyssen-Bornemisza.
O Museo del Prado é imenso. Tem obras que vao de 1400 a 1850. Há quadros de pintores espanhóis como El Greco, Velázques, José de Ribera, Goya; e outros como Botticelli, Caravaggio e Durer. Passei três horas e meia dentro dele, e ainda, sem observar todas as etiquetas. Além da exposicao permanente, havia uma temporária de quadros pintados na Gra-Bretanha vitoriana.
Os museus de Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza se especializam em obras que vao de 1850 aos dias atuais. Ambos tem acervos grandes de impressionistas e modernistas. Os quadros mais importantes de Picasso e Salvador Dalí estao nestes museus. No museu Reina Sofia está exposta a Guernica.


Reina Sofia


Thyssen-Bornemisza


Prado

Madrid: o Palacio Real

Construído no século XVIII, foi residência oficial da família real espanhola até a proclamacao da segunda república, em 1931. Hoje, o rei Juan Carlos nao mora mais lá. O palácio é apenas um museu. Tem saloes contruídos em diferentes épocas, com diferentes tipos de decoracao, uma exposicao de armaduras e a farmácia real. Fotos interiores nao sao permitidas.