http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/mundo_alemanha_merkel_debate_eleicao
Merkel termina em segundo lugar em debate eleitoral na Alemanha
BERLIM (Reuters) - A imprensa alemã elogiou o social democrata Frank-Walter Steinmeier nesta segunda-feira por seu desempenho em debate na TV contra a chanceler Angela Merkel, mas afirmou que ambos pareciam felizes em compartilhar o poder novamente.
Steinmeier, cujo partido SPD está atrás dos conservadores de Merkel, segundo as pesquisas divulgadas duas semanas antes das eleições, pareceu relaxado e confiante enquanto atacava Merkel sobre as políticas nucleares e fiscais na noite de domingo.
Merkel deu sinais de irritação no início e teve reações impacientes com os moderadores que a pressionaram para ser mais combativa, lembrando-a que o debate é um "duelo" e não um "dueto".
Angela Merkel quer acabar com sua desajeitada "grande coalizão" com o SPD e formar um governo de centro direita com os democratas livres (FDP) depois da eleição de 27 de setembro -- um resultado que pode ser ameaçado caso Steinmeier consiga diminuir a diferença.
"Steinmeier marca pontos contra Merkel", diz a manchete do jornal Handelsblatt. O tablóide conservador mais vendido, o Bild, colocou Steinmer como vencedor, mas afirmou que a natureza restrita do confronto sugeriu que os candidatos estarão felizes em trabalharem juntos novamente depois da eleição.
"Essa discussão foi um sinal: nem Merkel ou Steinmer seriam contra manter a grande coalizão", escreveu o colunista do Bild Hugo Mueller-Vogg.
Pesquisas realizadas logo após o debate mostraram que os espectadores estão divididos sobre quem venceu o confronto, que foi acompanhado por 14,2 milhões de pessoas, contra 21 milhões em 2005 quando Merkel enfrentou o então chanceler Gerhard Schroeder.
Steinmer foi ministro de Relações Exteriores na coalizão de direita-esquerda de Merkel nos últimos quatro anos, e os rivais prefeririam evitar ataques agressivos durante a campanha.
Ora, se do debate participaram apenas dois candidatos, ser o segundo é ser o pior. Seria mais fácil dizer "Merkel tem desempenho pior". É igual aquela piada de que Argentina ficou em segundo lugar na Guerra das Malvinas.
(e vai terminar o US Open em segundo lugar)Outro ponto cômico da matéria foi "o tablóide conservador mais vendido, o Bild". Ficaria melhor: "o tablóide conservador de maior tiragem", ou "o tablóide conservador mais lido".
Hoje no almoço eu conversei com quem viu o debate. Disseram que o debate foi tão sonolento que espera-se agora um crescimento dos pequenos partidos (FDP, Verdes, Linke) e um declínio dos grandes: o CDU de Angela Merkel e o SPD de Steinmeier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário