sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Por que estudar no Velho Continente

Motivos que explicam minha decisão de fazer mestrado na Alemanha
1. Aprendo Alemão desde os 9 anos de idade.
2. As universidades alemãs estão buscando estudantes estrangeiros, e eu estou aproveitando oportunidade, uma vez que conheço um pouco da língua e cultura alemã.
3. Experiência não-turística no exterior conta muito no currículo (não estou falando apenas de currículo profissional, e sim de currículo da vida).
4. Como o curso é internacional, existe a possibilidade de conhecer outras culturas e outras formas de abordagem e resolução de problemas.
5. Morar temporariamente na Europa é bom, principalmente para quem é jovem.
6. O conteúdo do curso "Master of Public Policy" da Universidade de Erfurt me interessou.

Motivos que não explicam minha decisão de fazer mestrado na Alemanha
1. Complexo de vira-lata: não sou daqueles que acham que tudo aquilo que está acima do Trópico de Câncer é melhor. Pode ser interessante, inclusive, um europeu fazer pós-graduação no Brasil. A USP e a Unicamp estão entre as 500 melhores universidades do mundo.
2. Ódio ao meu país: não sou daqueles que acham que "não dá mais pra ficar no Brasi porque tem muita violência". A criminalidade no Brasil é alta, mas nunca mudei minha vida por causa disso, e mesmo assim, nunca fui assaltado.
3. Ser chegado em uma salsicha: adoro comer salsichas no sentido sem trocadilhos. Para mim, piadas a este respeito nada significam porque tendo eu mesmo como referência, trocadilhos seriam feitos com canos de PVC, e não com salsichas.

Nenhum comentário: