Os países com MAIOR taxa de mortalidade infantil são Turquia, Polônia, Rússia, Paquistão e África do Sul. Fiz a pergunta por causa deste vídeo: http://www.ted.com/index.php/talks/view/id/92
Errou quem pensou que a pegadinha seria o fato de nem sempre o país mais rico ter a menor taxa. Na verdade, a pegadinha foi outra. Nos cinco casos mostrados, o país MENOS ocidental era o que tinha a MENOR taxa de mortalidade infantil. Não sei se perceberam que tinha um tigre asiático e três aspirantes a tigre entre os países que não eram a resposta. Quanto à Turquia e Sri Lanka, ninguém teria a menor idéia, a não ser o formulador do teste.
O vídeo é uma palestra sobre como muitos dos estereótipos sobre Terceiro Mundo faziam sentido nos anos 60, mas não mais nos dias atuais. Um deles é o de que o Ocidente tem famílias pequenas e vida longa, e o resto tem famílias grandes e vida curta. O mundo mudou muito, e já não é mais bem assim.
Também existe a discussão sobre a relação entre renda per capita e condições de saúde. O palestrante mostrou que normalmente existe uma relação de longo, mas não curto, prazo entre estas variáveis. Foi exibido um gráfico com pontinhos, sendo os eixos as duas variáveis. É possível ver uma linha ascendente. Ele mostrou como era nos anos 60 e como é hoje. Normalmente, os países se moveram no sentido de mais saúde e mais renda, mas não uniformemente, e sim em zigue-zague. Os casos mais emblemáticos são Brasil e China. Ambos têm mais renda e saúde do que tinham em 1960. Mas ambos evoluíram de forma distinta. Até 1980, o Brasil moveu mais rapidamente no eixo da renda e a China no eixo da saúde. Os dois países trocaram de papel a partir de então.
A palestra é um jabá de um software que compila dados sócio-econômicos dos países, e os exibe em gráficos dinâmicos, de fácil visualização. Mas vale a pena ver, devido às muitas informações interessantes sobre o Terceiro Mundo.
Postei as perguntas para ver se brasileiros teriam mais noção de Terceiro Mundo do que suecos.
Observação: Eu ía escrever isto ontem, mas acabei me esquecendo. O palestrante está errado quanto à comparação Rússia-Malásia. Na verdade, a Malásia tem taxa de mortalidade infantil maior, segundos dados da CIA de 2007. Se ele queria provar a tese de que alguns países orientais estão melhores que os ocidentais em relação a indicadores sociais, que escolhesse um país latino-americano para comparar com a Malásia.